quarta-feira, 26 de junho de 2013

" RENASCE " EM ENCONTRO COM LIDERES DE MOVIMENTOS NACIONAIS

Diretores da Associação RENASCE, se encontram com lideranças de vários movimentos em São Paulo.

Representando a Associação RENASCE SÃO JOSÉ, os diretores Niwton Franco (VICE PRESIDENTE) Fábio Maia (TESOUREIRO) e Pascoal Chaves (2° TESOUREIRO), no encontro  tiveram a oportunidade de fechar parcerias e planejar ações com outras entidades lá representadas, trazendo subsídios técnicos para São José do Vale do Rio Preto.
Além de alinhar estratégias com o MVC( MOVIMENTO VOTO CONSCIENTE) parceiros de longa data, firmamos parcerias com MCCE ( MOVIMENTO DE COMBATE A CORRUPÇÃO ELEITORAL) e com o IBV (INSTITUTO BRASIL VERDADE).

Mais informações:
Ontem, dia 22 de junho, foi realizado o Encontro de Afiliados do Movimento Voto Consciente, na Câmara Municipal de São Paulo.
Compareceram ao evento grupos de Bertioga, Cotia, Guarujá, Ipuiuna (MG), Rio de Janeiro, Santos, São Caetano do Sul, São José do Vale do Rio Preto e São Paulo, além de outros convidados e pessoas interessadas em conhecer os nossos trabalhos.
Na parte da manhã, os trabalhos foram iniciados com a palestra do Dr. Luciano Santos, do MCCE (Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral). O palestrante nos passou um resumo da campanha Eleições Limpas, que será lançada na próxima segunda-feira, dia 24 de junho. Trata-se de uma iniciativa popular que tem como objetivo a conquista da Reforma Política.

Palestra do Dr. Luciano Santos, do MCCE.

Em seguida, a voluntária Ivone Antunes, do MVC de Santos, falou sobre “ A Postura do Voluntário”. Além de discorrer sobre os requisitos essenciais para o trabalho voluntário, sua palestra trouxe reflexões e debates referente às dificuldades vivenciadas pelos grupos na atuação em suas cidades. A troca de experiências foi muito rica.


Palestra da voluntária Ivone Antunes, de Santos.

Para fechar a parte da manhã, a Dra. Karina Quintanilha, do Artigo 19, nos passou os principais pontos da Lei de Acesso à Informação. Além de tirar dúvidas, sua exposição mostrou o quanto as instituições públicas precisam avançar em termos de transparência. Em muitas instituições, a cultura do sigilo ainda é regra, desconsiderando assim a mudança de paradigma que a Lei de Acesso à Informação estabeleceu.


Dra. Karina Quintanilha, do Artigo 19.

Após o almoço, o Prof. Marcelo Nerling, da USP, realizou a sua exposição nos trazendo novas ideias para a avaliação dos vereadores.  Na sua proposta, o vereador seria avaliado de acordo com sua expertise, naquilo que ele sabe fazer melhor, traduzidos em um Plano de Mandato apresentado durante a sua candidatura, que serviria como base para a avaliação. Ideias e conhecimentos novos são sempre muito bem-vindos e nos ajudam a aprimorar nossos trabalhos.


Prof. Marcelo Nerling, da USP Leste.

Durante todo o evento, as voluntárias Camila e Maria Claudia divulgaram o andamento do evento pelas redes sociais do Voto Consciente (facebook e twitter).

Da esquerda para a direita, Maria Claudia e Camila
Finalizando o nosso encontro, assumiram os microfones aqueles que são a razão de ser do Movimento Voto Consciente: os voluntários. Tivemos também a presença do representante de um dos nossos grandes parceiros, o Projeto Adote um Vereador. Sugestões, ideias, histórias de sucesso, ouvimos e aprendemos muito com a experiência de todos.

André Esteves, de Bertioga


Da esquerda para a direita, Pascoal Araújo Chaves e Fábio Maia, de S.J. Do Vale do Rio Preto


Paulo Deleon, de Ipuiuna (MG)


Celina Marrone, de Guarujá


Da esquerda para a direita, Gilvanna Paiva e Cristiane Mariano, de Guarujá


Rodolfo Melo, de Cotia


Cláudio Vieira, do Projeto Adote um Vereador


Parte do grupo que compareceu ao evento

Agradecemos a presença de todos. Muito obrigada!

Maria Claudia O. de Paiva
Voluntária do MVC


Links:


MANIFESTAÇÃO EM SÃO JOSÉ, EXEMPLO DE CIDADANIA !

... São José do Vale do Rio Preto se viu uma manifestação democrática e tranquila. Mas a questão do transporte coletivo não foi a única reivindicação dos manifestantes, que lembraram,entre outras questões, os problemas causados pelo temporal de janeiro de 2011 e até hoje não resolvidos.



Em frente à Câmara Municipal aproximadamente 500 manifestantes gritaram " TRIBUNA POPULAR " importante ferramenta de cidadania.


Texto abaixo retirado da página do Movimento:

" Vamos manter o mesmo horário da primeira manifestação, nos concentraremos às 17h na praça da rodoviária e permaneceremos ali até umas 18:30h para dar tempo de outras pessoas aderirem ao movimento.
Uma forma de mostrar nossa indignação sobre fatos que ocorrem dentro do nosso município." 

Segue a texto com principais reivindicações do Movimento: 
São José do Vale do Rio Preto, 20 de Junho de 2013.

À exemplo do que vem acontecendo em nosso país inteiro, no que diz respeito às diversas manifestações de insatisfação da população com os governantes e com suas aplicações indevidas do dinheiro público, em nosso município de São José do Vale do Rio Preto, na região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, através das redes sociais firmamos o pacto da realização de um protesto pacífico que visará chamar a atenção dos governantes locais e estaduais para as diversas causas que entendemos que precisam de imediata intervenção:
1-      Nossa RJ 134 que liga o Distrito da Posse à Localidade do Sobradinho que tem aproximadamente 61 Km de extensão encontra-se em péssimo estado de conservação e em alguns trechos encontra-se em meia pista por conta de desabamentos ocorridos durante as enchentes de Janeiro de 2011, no entanto nada foi feito até a presente data. Na curva da extinta Fábrica de Papel a meia pista já dura mais de dez anos, levando vidas de algumas pessoas que por ali passariam. O Excesso de curvas e quebra-molas é um dos problemas enfrentados.

2-      A saúde do nosso município ainda é um tabu e enfrenta momentos delicados desde a fundação de nosso município com a falta de médicos plantonistas e maquinário especializado no trato adequado de nossos pacientes. Logicamente que nos unimos ao grito de todo o Brasil que enfrenta problema semelhante.

3-      Pedimos a melhoria no transporte público em nosso município no que diz respeito a implementação de novos horários e novas linhas tendo em vista a escassez de horários que a empresa sozinha é dona da concessão disponibiliza até então.

4-    Gostaríamos de nos manifestar contra a realização dos Jogos da Copa do Mundo de    Futebol da FIFA torneio ao qual o Brasil será anfitrião, tendo em vista que os                  investimentos na Copa do Mundo já ultrapassam os R$ 20.500.000.000,00 Vinte       Bilhões e Quinhentos Milhões de Reais, valor esse que deve subir ainda mais. A lógica         do grupo sugere que se não temos um país adequadamente pronto para dar saúde,   segurança e educação ao seu povo, jamais poderíamos ter a pretensão de sediar tal        evento, investindo tanto dinheiro, literalmente pra inglês ver e em estádios que ja             ultrapassaram três vezes o valor previsto em seus gastos. Tememos que com a Copa e         as Olimpíadas de 2016, nosso país gaste cada vez mais dinheiro publico que deveria     estar sendo adequadamente gasto em áreas que estão tão desamparadas.

5-    Manifestamos também nossa discordância à PEC* (Projeto de Emenda Constitucional)                37 que visa subtrair do Ministério Público o direito de Investigação e pedido de     Punição de crimes delegando exclusivamente às policias Federal e Civil. Tendo em vista         que cremos na imparcialidade do Ministério Público e em sua lisura, abominamos a         PEC 37*  que impediria que nossos membros do ministério Publico investiguem crimes de diversos gêneros, entre eles, a corrupção na política.*


6-  Manifestamos o anseio da população pelo projeto que se define "Tribuna Popular" que daria se aprovado pelos vereadores do Município, voz ativa à População no plenário da câmara que abriria suas portas para ouvir os anseios do povo e muito provavelmente teria maior número de assíduos frequentadores em sua sessões que fiscalizariam e cumpririam melhor ainda seus deveres de cidadãos.

7 - Sobretudo estamos na rua para abominar os recorrentes casos de corrupção que nosso país tem enfrentado, escândalos descobertos e criminosos deputados, senadores e ministros soltos e até mesmo exercendo ainda funções administrativas. Pedimos urgentemente pela punição e por uma adequada reforma política, legislativa e prisional em nosso país, acreditamos que somente a Educação do nosso povo, fará de nós um povo digno e um país digno para receber nossos filhos, netos e demais sucessores.

Gostariamos de manifestar nosso total interesse na realização de uma manifestação pacífica que busque o diálogo entre os membros e os governantes que se dispuserem ao diálogo. Estaremos nós organizadores abominando e repreendendo qualquer ato que seja identificado como violento, preconceituoso ou humilhante por parte dos manifestantes, indentificando-os e entregando-os as autoridades competentes. Ressaltamos e  louvamos o apoio que a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro já nos disponibilizou e pedimos pela paz! Nossa Manifestação é simples, inicial e perdurará pelo tempo que julgarmos necessários, pode ser que sejamos apenas uma pequena luz no fim do túnel, mas é melhor uma pequena luz do que  a total escuridão! Vamos começar agora!

Lucas Moreira
 * O item 5º sobre a PEC 37 foi votada e rejeitada na Câmara dos Deputados.                                                                                   


fonte:
http://agazetafluminense.blogspot.com.br/2013/06/protestos-em-paz-em-petropolis-nova.html
https://www.facebook.com/events/486953044720328/?notif_t=plan_user_joined

Mais sobre a PEC 37: http://oglobo.globo.com/pais/pec-37-votada-rejeitada-na-camara-dos-deputados-8806597