quarta-feira, 22 de abril de 2015

INFORME RENASCE SÃO JOSÉ


MISSÃO
" Promover o acompanhamento das ações do poder público de forma ampla, transparente e responsável, conscientizando a população acerca dos seus direitos, deveres e necessidades fundamentais"

APONTAMENTO FOTOGRÁFICO


Obras de ampliação do Cemitério Municipal, paralisadas !


PARA LER E PENSAR...
PROJETO A SER SEGUIDO
Sábado passado, 11/04 – realizou-se no Hotel Fazenda Valverde solenidade de entrega de 40 cadeiras de rodas promovida pela IGREJA DE JESUS CRISTO DOS SANTOS  DOS ÚLTIMOS DIAS.
Tal projeto de grande alcance social foi possível graças a Marcelo da Silveira que foi o elo entre a Igreja e o município. É de salientar de que as cadeiras eram personalizadas, isto é, feitas sob medida das pessoas que foram contempladas – 4 da APAE e 36 munícipes.

PERGUNTA DA SEMANA
Quando se inicia a reciclagem do lixo?





DENGUE
A cada dia, novos casos de dengue são constatados. Localidades como Parada Morelli, Jaguara, Águas Claras, Queiros, entre outras estão sofrendo.
A RENASCE engaja-se na luta contra e usa seu espaço para informar e esclarecer.
A Dengue é uma doença grave e que pode matar e é transmitida pelo mosquito AEDES AEGYPI infetado.
Alguns sintomas: febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos.
Prevenção: combater os focos de acumulo de água, não permitindo que ela fique em latas, embalagens, copos de plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d’agua, tambores, latões, cisternas, sacos de plástico e lixeiras, entre outros.
Em caso de suspeita os exames necessários são: Hematócrito, contagem de plaquetas e dosagem de albumina são os mais importantes para o diagnóstico e acompanhamento dos pacientes com dengue, especialmente os que apresentarem sinais de alarme, sangramento, e para pacientes em situações especiais, como criança, gestante, idoso (>65 anos), portadores de hipertensão arterial, diabetes melitus, asma brônquica, alergias, doenças hematológicas ou renais crônicas, doença grave do sistema cardiovascular, doença ácido-péptica ou doença autoimune. 
Exames específicos podem ser realizados para identificar qual o vírus que está causando a doença ou para saber se a pessoa teve contato com o vírus. As técnicas são variadas, as mais empregadas são: isolamento viral, PCR, NS1 e sorologia IgM . As amostras para cada exame são colhidas em diferentes fases da doença.

Como denunciar os focos do mosquito: As ações de controle da dengue ocorrem principalmente na esfera municipal. Quando o foco do mosquito é detectado, e não pode ser eliminado pelos moradores de um determinado local, a Secretaria Municipal de Saúde deve ser acionada.

Dados estatísticos: Casos de dengue aumentam 240% em 2015; país tem 460,5 mil infectados

Dados foram divulgados nesta segunda-feira pelo Ministério da Saúde.
Mortes pela doença aumentaram 29% entre 2015 e 2014
.
Segundo a pasta, nas 12 primeiras semanas do ano foram confirmadas 132 mortes provocadas pela dengue, aumento de 29% em comparação com o ano passado, que registrou 102 óbitos. No mesmo período de 2013, houve registro de 278 mortes (-52%).
O levantamento aponta que o estado com maior taxa de incidência de dengue é o Acre, com 882,5 casos para cada grupo de 100 mil habitantes. Em seguida vem Goiás, com 702,4/100 mil e São Paulo, com 585,5 casos/100 mil habitantes.
VAMOS FAZER A NOSSA PARTE?

 Seja um associado da RENASCE !!  


VISÃO
“Tornar-se referencia na defesa dos interesses da sociedade e na construção de soluções para anseios políticos e sociais.”


sábado, 11 de abril de 2015

SÓ PARA ESCLARECER

ASSOCIAÇÃO RENASCE SÃO JOSE

MISSÃO
" Promover o acompanhamento das ações do poder público de forma ampla, transparente e responsável, conscientizando a população acerca dos seus direitos, deveres e necessidades fundamentais"

APONTAMENTO FOTOGRÁFICO

Instalações do SAMU que ao que tudo indica estão inoperantes


PERGUNTA DA SEMANA
Aonde funciona a Comissão de Defesa do Consumidor na esfera Municipal?


A ASSOCIAÇÃO RENASCE SÃO JOSÉ nasceu da vontade de valeriopretanos em acompanhar o desenvolvimento do município, em fiscalizar ações do poder constituído – Legislativo e Executivo – fomentar campanhas de esclarecimento nas mais variadas áreas de ação, participar de fóruns de discussão, compartilhar ideias, tudo isso de forma não demagógica, não apelativa, e sempre de forma democrática.
 O ouvir, seguido do respeito, são predicados existentes, recusando-nos a entrar em jogos de meias palavras em justificar o que nada há para tal.
Entretanto, inverdades ou ditos subterfúgios e apelativos de engodo serão prontamente esclarecidos, pois a responsabilidade que temos para com os associados e de forma geral com os cidadãos de bem nos obrigam a isso.
No jornal O Valeriopretano, edição de quatro de abril de dois mil e quinze na matéria sob o titulo “Um pacato cidadão... na civilização”  assinada pelo senhor Marco Corabi, constam informações que gostaríamos de corrigir. A RENASCE participou sim do Café Criativo – Painel do Observatório Sebrae. À página 5 do mesmo jornal consta matéria do referido evento com fotos dos presentes aonde se vê José Carlos, diretor social e Dimas Zanatta, 2º vice-presidente.  Adiantamos de que os dados expostos já estão sendo analisados e que, preliminarmente já foi constatada a ausência do executivo.
Quanto às informações feitas através da Rádio Ativa, elas são baseadas em fatos, acontecimentos e divulgações após as devidas confirmações e análises.
No mais, oportuno se faz dizer que a boa gestão verifica-se quando à frente de um pelouro está um administrador/gestor com visão de futuro, adequando condicionamentos, reinventando opções, trabalhando e trabalhando.
O cenário atual era previsível, tanto assim que, embora a nosso ver de forma incompleta, demagógica e nada democrática, se fez uma reforma administrativa.
Mas esse é outro assunto.

ATENDIMENTO BANCÁRIO

Raro não é o dia em que se não ouvem reclamações relativas ao atendimento bancário.
Filas, equipamentos eletrônicos fora do ar, caixas sem colaborador, gerentes e atendentes ocupados, para não falar da vontade e simpatia no atender, são entre outras, as mais ouvidas.
À RENASCE chegam ecos do que se passa quase que cotidianamente. Dentro de nossa MISSÃO e VISÃO procuramos informações e a constatação é a de que o respeito para com o cidadão nos atendimentos deixa a desejar e o cumprimento de Lei Municipal está longe de existir.
A afixação pelas agências bancárias em seu respectivo espaço físico de avisos indicativos da Lei – Lei Municipal nº 1.774 de 29 de janeiro de 2013, publicada no Diário Oficial nº 309 de 31 de janeiro de 2013 – não existe; o prazo máximo para o atendimento – art. 1º da referida lei – não é obedecido.
A publicação dos balanços das instituições bancárias dizem tudo. Mais lucros, mais automatização, menos colaboradores.
E o cliente... este que fique na fila e continue reclamando.

Seja um associado da RENASCE !!  

VISÃO
“Tornar-se referência na defesa dos interesses da sociedade e na construção de soluções para anseios políticos e sociais.”


ADMINISTRAÇÃO e INFORMAÇÃO


ASSOCIAÇÃO RENASCE SÃO JOSE

MISSÃO
" Promover o acompanhamento das ações do poder público de forma ampla, transparente e responsável, conscientizando a população acerca dos seus direitos, deveres e necessidades fundamentais"



PERGUNTA DA SEMANA


Qual planejamento está sendo feito para que as gerações futuras não sofram com a falta dágua?



ADMINISTRAÇÃO e INFORMAÇÃO

A análise da administração pública deve ser feita por parâmetros diversos – no que se vê e em tudo aquilo que só se percebe na necessidade ou na informação, qualquer que esta seja.
O que nos é permitido ver, no sentido do olhar, é não só de fácil compreensão como também é elemento de discussão. Foi bem ou mal feito, é só para tapar buracos, a verba tinha mesmo que ser gasta, o vereador pediu, é na rua do prefeito, por que o corte daquele morro, enfim toda uma avalanche de interrogações quando não exclamações.
A informação, cujo conceito que temos é bem vago e intuitivo, pende para o todo. É aí que ela é fácil e tantas e tantas vezes escondida, escamoteada, fornecida em doses homeopáticas para que nem tudo se saiba, para que dificuldades apareçam para que vantagens sejam oferecidas, enfim para que a máquina burocrática persista.
A RENASCE persegue a informação já que no bojo de sua Missão e Visão é inserida a defesa dos interesses da sociedade.
O não atendimento na UPA de Teresópolis sempre foi assunto de questionamento já que de forma sistemática, nossos pacientes eram recusados sem qualquer atendimento e ou explicação. “É de São José? Devolva sem atender.”
Em 26 de maio de 2014 (não é erro de digitação) a RENASCE enviou oficio ao Senhor Prefeito Municipal, Protocolo 004833, (texto na integra) cuja resposta até a edição desta matéria não foi dada assim como também ao Oficio sobre o mesmo assunto protocolado sob o numero 008558 de 01 de outubro de 2014.

Como classificar esta não informação? Talvez a saúde só dê votos em outras circunstancias. Quando nos engajamos no programa “Voto Consciente” fomos criticados. Será que com razão?



Seja um associado da  RENASCE



VISÃO
“Tornar-se referencia na defesa dos interesses da sociedade e na construção de soluções para anseios políticos e sociais.”


sexta-feira, 3 de abril de 2015

INFORME RENASCE SÃO JOSÉ

ASSOCIAÇÃO RENASCE SÃO JOSE

MISSÃO
" Promover o acompanhamento das ações do poder público de forma ampla, transparente e responsável, conscientizando a população acerca dos seus direitos, deveres e necessidades fundamentais"




APONTAMENTO FOTOGRÁFICO



CIEP – Das ações prometidas até agora nada é visível.
O tempo está passando.




PERGUNTA DA SEMANA

Você sabe que tem dois aparelhos de RX no hospital?



RENASCE – REFLEXÃO DE UM PASSADO PRESENTE


Da tragédia em 2011 nasceu a RENASCE SÃO JOSÉ.
Solidariedade, ânsias, vontades, preocupações, eram comuns a uma centena de valeriopretanos reunidos e unidos em análises e debates, no quê e como fazer.
Ideias divergentes, ideias comuns, todas com um só fim – acompanhar ações futuras com relação à reconstrução de mentes e bens tendo, entretanto, um principio convergente no pensar e que serviu de base para as atitudes seguintes: a politica partidária, o aproveitamento de situações, os benefícios pessoais eram rechaçados de forma contundente.
Já naquela altura se forjavam a MISSÃO e VISÃO formalizadas mais tarde e que servem de bandeira para o continuar do “caminho”.
Abandonos, desistências são comuns. Uns vão, outros abraçam a causa.
Gostaríamos de que as realizações tivessem sido de maior alcance mas o balanço das mesmas dá-nos a confiança e a certeza do continuar.
A quebra de paradigmas e a velocidade das mudanças tecnológicas, sociais, sociais e culturais exigem cuidados e atenções especiais.
Há que ter mentes abertas e com o olhar de anciãos saber diferenciar respeitando-se as diferenças com respeito e humildade – as tabuletas MISSÃO e VISÃO são nosso guia.
A todos os que deram inicio à RENASCE e a todos os que até hoje a acompanham e nela acreditam, a nova diretoria agradece.


Seja um associado da
RENASCE


VISÃO
“Tornar-se referencia na defesa dos interesses da sociedade e na construção de soluções para anseios políticos e sociais.”