segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012


O Combate à Corrupção nas prefeituras do Brasil



É só clicar na imagem do livro abaixo, que fará o download GRATUITO DO LIVRO no seu computador.


















A cartilha “O Combate a Corrupção nas Prefeituras do Brasil” é resultado da parceria da AMARRIBO com o Instituto Ethos e Transparência Brasil e sua publicação foi apoiada por diversas empresas.
Este texto tem como objetivo indicar caminhos que se podem trilhar no combate à corrupção. Ele é resultado da experiência bem sucedida da comunidade paulista de Ribeirão Bonito, da qual os autores participaram.
O testemunho sistemático de operações e atos suspeitos por parte de autoridades de Ribeirão Bonito, encabeçadas pelo então prefeito, levaram a organização não governamental Amigos Associados de Ribeirão Bonito (AMARRIBO) a liderar um movimento para o monitoramento, a cobrança e a contestação de atos das autoridades municipais, buscando para isso o apoio da comunidade.
Como resultado, o prefeito da cidade renunciou para não ser cassado, e hoje responde a diversos processos judiciais.
No curso do trajeto, os autores acumularam conhecimentos a respeito dos mecanismos empregados em fraudes municipais e dos instrumentos que se podem empregar para combatê-las.
A percepção pública é de que casos como o de Ribeirão Bonito não constituem exceção no Brasil. O acompanhamento e supervisão permanentes da conduta dos administradores públicos é uma forma essencial de controlar a corrupção. Para isso, é necessário informação. Por isso esta cartilha foi escrita.
Na primeira parte, descrevem-se os sinais típicos da presença de corrupção numa administração municipal, como identificá-los e quais as ações possíveis para combatê-la. A segunda parte relata a experiência de Ribeirão Bonito. A parte final reúne informações sobre instituições que podem ser acionadas para se contrapor à fraude, dispositivos legais pertinentes e outros dados.
Os autores agradecem à Ateliê Editorial a oportunidade da edição impressa, bem como às entidades e empresas que apoiaram a publicação e se dispuseram a disseminá-la mais amplamente. Agradecem também ao Instituto Ethos de Responsabilidade Social pelo apoio institucional prestado. Por fim, agradecem o empenho da Transparência Brasil na concretização deste projeto.
Tal como consta no site (www.amarribo.org.br), a cartilha pode ser reproduzida na íntegra – sem modificações – e sua distribuição não é limitada. Para obtê-la procure nas livrarias Cultura, Saraiva ou no Submarino. Ou faça o download: Cartilha de Combate a Corrupção nas Prefeituras do Brasil .Preço deste livro nas livrarias: R$12,00.
Eles disponibilizaram gratuitamente a versão eletrônica da cartilha, cujo conteúdo é o mesmo da cartilha impressa. No entanto, eles agradecem a quem desejar contribuir financeiramente para cobrir os custos com a divulgação da experiência, pois além de várias outras ações, a AMARRIBO está assumindo a administração do Hospital Santa Casa da Misericórdia, que de outra maneira teria fechado por falta de verbas.
Essa cartilha esta disponibilizada no blog do Pacto Global e no site da AMARRIBO.
Mais informações: www.amarribo.org.br

FONTE http://pactoglobalcreapr.wordpress.com/2011/10/29/o-combate-a-corrupcao-nas-prefeituras-do-brasil/

Nenhum comentário:

Postar um comentário