sábado, 27 de julho de 2013

COM A PALAVRA OS SENHORES VEREADORES



CARTA ABERTA

Reestruturação e a Reorganização Administrativa 

Reestruturação e Reorganização Administrativa de um município após sua elaboração devem ser discutidas e rediscutidas em instâncias várias. Em primeiro lugar com os atores que, naquele momento, fazem parte do cenário a ser modificado ou alterado. Após ajustes resultantes do consenso havido, a sociedade civil organizada deve ser chamada para que ouça e opine a respeito. Essa é uma boa forma para mostrar e ser transparente além de permitir o uso da cidadania. Em segundo lugar, ao serem enviadas à Casa do Povo – o Legislativo – procedimentos semelhantes devem ser adotados. O fato dos senhores vereadores serem os legítimos representantes do povo não os desobriga, ao contrário, de analisarem textos que irão mexer com todo um cotidiano de todos os cidadãos, fazê-lo sem a participação da sociedade civil organizada. As conversas e trocas de opiniões devem ultrapassar as fronteiras dos gabinetes e de forma democrática e transparente serem partilhadas, ouvindo e ouvindo.
Lamentavelmente não é dessa forma que as coisas estão acontecendo. Do Executivo ao Legislativo tudo aconteceu rápido demais. As razões a própria razão desconhece!
No Legislativo – que está em recesso, ou não está? Reuniões e mais reuniões cujo teor, quando se referem à Reestruturação e Reorganização, vira segredo e, obviamente, servem a todo o tipo de especulações, que maldosas ou não, nem por isso deixam de ser.
Não seria melhor que tudo se passasse às claras?
Não seria mais democrático que a sociedade fosse chamada para ouvir e opinar?
Não seria mais transparente de que os procedimentos fossem translúcidos, menos pessoais e mais coletivos?
Com a palavra os Senhores Vereadores.



Pela cidadania!


Pela transparência!





5 comentários:

  1. Gostaria de parabenizar esta Associação pela carta aberta á população e informar que além de tudo o informado, cabe esclarecer também que esta Lei, está incompatível com o PPA, LDO e o ORÇAMENTO de 2013. Não consideraram para efeito de impacto os RPAs pagos e principalmente, inviabiliza totalmente o plano de cargos e salários tão sonhados pelos servidores da Prefeitura. São 107 cargos de funções gratificadas e 16 CC1 e 22 CC2, que gerará uma despesa total de mais de 27 milhões sem contar com as horas extras essenciais da educação, saúde, cemitério, água, lixo e outros. É UM ABSURDO.

    ResponderExcluir
  2. Quero aproveitar este espaço para denunciar mais uma farra do nosso dinheiro. Pela primeira vez na história do Município os vereadores receberam 13º salário. E o pior, já está certo o pagamento do 14º salário e há estudos para pagamento do 15º salário. E só trabalham (e pouco) 9 meses no ano, porquê tem recesso nos meses de janeiro, fevereiro e julho. Agora fica a pergunta: Será que a provável unânimidade na votação dos vereadores para aprovar a Lei que cria os cargos comissionados, atendendo ao pedido do Presidente, está atrelado a estes pagamentos aos Srs. vereadores?

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Joaquim Olin, pelo apoio dado à Instituição RENASCE SÃO JOSÉ. Convidamos para associar à RENASCE.

    ResponderExcluir
  4. Nosso endereço no FACEBOOK:
    https://www.facebook.com/renascesaojose.renasce?fref=ts

    ResponderExcluir
  5. Agradecendo a RENASCE SÃO JOSÉ, venho novamente expor neste blog, que vem prestanto relevantes serviços à população valeriopretana, que com relação á provável votação que se dará hoje, ás 17:00 na Câmara Municipal do Projeto de Lei que cria cargos comissionados, escreverei aqui neste espaço, antes da publicação (se aprovada a Lei) todos os nomes que vão ser "agraciados" com os respectivos cargos e o nome dos vereadores que vão indicar cada um. (que é a moeda de troca para a aprovação de tal Projeto de Lei), dentre outras informações "cabeludas" que vão assombrar a população. Obrigado.

    ResponderExcluir