quinta-feira, 24 de setembro de 2015

POÇOS ARTESIANOS INOPERANTES

                                                                MISSÃO: 

" Promover o acompanhamento das ações do poder público de forma ampla, transparente e responsável, conscientizando a população acerca dos seus direitos, deveres e necessidades fundamentais.

APONTAMENTO FOTOGRÁFICO


Enquanto os novos mananciais de água existentes nas áreas rurais desapropriadas começam a estar disponíveis não seria interessante fazer as ligações de poços artesianos que já foram feitos  e continuam sem ligação e portanto inoperantes?
Na imagem o poço na Rua Paulo Franco Werneck.


Seja um associado, colaborador e parceiro da RENASCE


PERGUNTA DA SEMANA

        Houve prorrogação após 30 de abril do estabelecido nos Decretos Municipais números 2500 e 2502?
        O primeiro trata do corte de horas extras e proibição de conversão de 1/3 de férias e licença prêmio.
           O segundo é sobre a suspensão de férias ao servidor.


DEU NA IMPRENSA
É sempre saudável noticiar o que acontece mesmo que, por vezes, as noticias sejam conflitantes.
Foi o que aconteceu com duas matérias publicadas na última edição do jornal “O Riopretano” com os títulos respetivos “Ação Social de São José promoveu Festa para as Famílias” e “Mendigos estão ‘morando’ na Quadra Rubens Faraco, na Estação – Problema, que é grave, é uma questão de saúde pública e social no Município”.
A leitura cuidadosa de ambas as matérias deixarão os leitores refletivos já que se constata uma total parcialidade nas ações por parte da Secretaria Municipal da Família, Ação social, Cidadania e Habitação.
Como que numa ‘iluminação’ o próprio nome da secretaria é bem sintomático já que dele consta ação social, cidadania, habitação.
Apesar dos direitos serem bem explícitos em Leis, Decretos, Portarias, Estatutos, Regulamentos nem sempre são exercidos em pleno, havendo necessidade da intervenção do poder público.
Os porquês deverão vir depois (não esquece-los, claro) mas de imediato uma ação concreta, eficiente e humanizada é o mínimo a ser esperado.
Falamos do noticiado na segunda matéria e esperamos, sem necessidade de fotos, de que a eficiência tão apregoada em outras circunstancias seja mostrada desta vez.


Audiência Pública?

No Diário oficial do dia 22 de setembro e como única matéria, foi publicado o convite para a Audiência Pública a ser realizada no dia 23 de setembro às 16 horas no Paço Municipal para a apresentação do relatório de Gestão Fiscal alusivo ao 2º Quadrimestre de 2015.
Não se entende por que não haver mais tempo entre o convite e a apresentação já que a mesma tem que ser feita até o final de setembro.
O horário também não sugere o querer a participação da sociedade já que dezesseis horas é no meio da tarde de trabalho à exceção, claro, dos funcionários públicos.
Não sabemos também se a Câmara Municipal tomou conhecimento, conforme exigência legal, já que nada foi publicado até ao dia de fechamento de nossa edição.
Se os gestores reclamam da falta de participação da sociedade não é com atitudes iguais as citadas que vão conseguir que tal aconteça. E aí surge a pergunta: mas não é exatamente isso que querem? Fica realmente fácil escrever e dizer que a lei foi cumprida, a audiência pública foi realizada e se ninguém foi é pura falta de interesse.
Aguardamos os próximos convites!



CORTE DE ÁRVORES NA ESTAÇÃO




Face aos telefonemas recebidos voltamos ao assunto – já tratado, mas não esquecido.
Surpresa, indignação, revolta até, foi o sentimento das pessoas que transitavam na Estação por ocasião do corte de árvores centenárias.
Tudo foi feito sem qualquer consulta popular, sem que qualquer projeto fosse antecipadamente apresentado.
Será que o Inea – Instituto Estadual do Ambiente que é tão criterioso em seus despachos autorizou o corte? Ou as autoridades locais se acham acima do bem e do mal?
Seria interessante que fosse publicado no site da prefeitura fac-símile da solicitação ao INEA e sua resposta. 

VISÃO
“Tornar-se referencia na defesa dos interesses da sociedade e na construção de soluções para anseios políticos e sociais.”


ASSOCIAÇÃO RENASCE SÃO JOSÉ
Rua dos Araujos, 72 – Centro – São José do Vale do Rio Preto – RJ
Telefone: 24 – 99230 – 5727
blog: http:// renascesaojose.blogspot.com/
Curta nossa página no FACEBOOK

2 comentários:

  1. Seria muito bom insistir para que mudassem o horário do relatório fiscal. Fazer no meio da tarde é claro sinal que eles não têm interesse que a população participe. E mais, não basta fazer a noite e não explicar o relatório de maneira que a população possa compreender o que está sendo apresentado.
    Sonia Barboza

    ResponderExcluir
  2. Parceira Sonia, seus comentários reforçam ainda mais nossa posição em defesa dos nossos direitos e deveres.
    O Movimento Voto Consciente tem sido fomentadores de mudanças no nosso Município,

    Justos somos mais fortes,
    Associação Renasce São José.

    ResponderExcluir