quinta-feira, 3 de maio de 2012

A equipe da Associação Renasce São José em parceria com o SEBRAE esteve presente no Seminário: “A Iniciativa Satoyama”



A equipe da Associação Renasce São José em parceria com o SEBRAE esteve presente no Seminário: “A Iniciativa Satoyama”- um modelo para o desenvolvimento sustentável regional, que foi apresentado na última sexta-feira (27), no auditório do SEBRAE, no centro do Rio de Janeiro.

O palestrante, especialista Kazuhiko Takemoto, foi Vice-Ministro para Assuntos Globais Ambientais do Ministério do Meio Ambiente no Japão.
 
Satoyama em japonês quer dizer campo cultivado, com harmonia entre homem e natureza. A iniciativa Satoyama caracteriza-se pelo esforço conjunto de governos, universidades, institutos de pesquisa, associações empresariais e organizações dedicadas ao desenvolvimento das micro e pequenas empresas, com a finalidade de recuperar uma região com danos ambientais graves.

O propósito do evento, que faz parte de uma série de iniciativas, é discutir políticas que podem ser adotadas nos municípios fluminenses atingidos por desastres naturais e com graves danos ambientais, como é o caso da Região Serrana e a Costa Verde, litoral sul do estado do Rio.

O projeto engloba ações voltadas para a elaboração e a execução de políticas públicas de incentivo à recuperação do meio ambiente; geração de emprego e renda; capacitação tecnológica; e articulação entre universidades, institutos de ciência e tecnologia e empresas, visando ao incremento da competitividade dos empreendimentos locais.

Ampliar as parcerias internacionais em diferentes níveis, incluindo empresas privadas, e juntar o conhecimento científico ao da população local são algumas das práticas fundamentais para a recuperação e reconstrução de áreas comprometidas. A chave para evitar ou superar problemas é a integração entre os ecossistemas, argumentou o pesquisador do Instituto de Estudos Avançados da Universidade das Nações Unidas (IEA-UNU), Kazuhiko Takemoto.

                            
Foto: Equipe RENASCE SÃO JOSÉ, REPRESENTANTES DO SEBRAE, REPRESENTANTE DA SECRETERIA DE PLANEJAMENTO DE SJVRP e PALESTRANTES:
Áurea Christine Tanaka  pesquisadora associada no Instituto de Estudos Avançados da Universidade das Nações Unidas (IEA-UNU) e Kazuhiko Takemoto  pesquisador sênior no Instituto de Estudos Avançados da Universidade das Nações Unidas (IEA-UNU) e diretor do programa de educação para o desenvolvimento sustentável e da Iniciativa Satoyama.)



Mais informações sobre a iniciativa nos links:
http://satoyama-initiative.org/en/
http://unu.edu/
http://www.rj.agenciasebrae.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário