terça-feira, 24 de julho de 2012

Cidade Realeza-PR com quase 17.000 habitantes já tem PLANO DIRETOR !



O Bom exemplo de Realeza-PR !


No dia 17 de julho passado a AMARRIBO BRASIL visitou a cidade de Realeza no Paraná. A visita tinha dois propósitos: retribuir a visita feita pelo Prefeito Eduardo Gaievski(foto), durante a comemoração do XIIº Encontro de Filhos e Amigos de Ribeirão Bonito em julho de 2011 e conhecer o que aconteceu em Realeza após dois mandatos onde foi desenvolvida uma administração honesta, transparente e progressista na cidade.

O Prefeito Eduardo Gaievski conheceu a AMARRIBO através de nosso conterrâneo Juca Varella de quem recebeu um exemplar do livro “O Combate a Corrupção nas Prefeituras do Brasil”, o qual foi adotado como cartilha para sua administração. O resultado foi surpreendente e foi o que vimos em Realeza.
Realeza é um município com quase 17.000 habitantes sendo 12.000 moradores da cidade. No último orçamento realizado (aproximadamente 21 milhões de reais), constam recursos de 23 % aplicado para a saúde, 25,5% aplicado na Educação e do total do orçamento, menos de 50 % é destinado aos gastos com o pessoal - cerca de 500 funcionários. O número de projetos apresentados pela administração, para captação de recursos é enorme o que proporciona investimentos públicos importantes e fundamentais para cidade. A administração de Realeza é uma verdadeira fábrica de projetos para o município, conseguindo desta forma recursos dos governos federal e estadual que transformam a cidade.
Em Realeza tudo foi pensado. Existe um plano diretor que disciplina o crescimento urbano, e para todas as áreas existe um programa específico. Na educação são 13 unidades entre escolas municipais e estaduais além das creches e centros de convivência de jovens, na saúde oito unidades de atendimento (nove médicos contratados pela Prefeitura), segurança com câmeras instaladas nas áreas estratégicas da cidade, lixo com coleta seletiva, 100% de água tratada e, 70% de esgoto tratado nas casas, distrito industrial, incentivo a criação de empregos com a instalação de indústrias, lazer para os idosos, centro cultural, apoio a agricultura familiar, parques e jardins bem cuidados, enfim para o que for questionado se encontra uma resposta satisfatória.
No apoio à agricultura se ressalta o grande progresso na produção de leite que hoje atinge o total de 60.000 litros por dia e que é industrializado na própria região e também ao apoio à instalação de muitas granjas para aves de corte que são uma parceria com a iniciativa privada.
E para completar, o fato do Prefeito ter conseguido a instalação em Realeza do Campus da Universidade Federal do Sudoeste do Paraná com inicialmente os cursos de Veterinária e Nutrição Humana. Este campus (já em construção) que ocupa uma área contigua a cidade de 130 hectares que será proximamente inaugurado representa uma conquista inestimável para a cidade e que certamente ira mudar o seu destino para sempre. É um investimento final de 100 milhões de reais, com uma população de centenas de professores e milhares de estudantes, com consequências importantes para a economia, prestigio e desenvolvimento da toda região.
Estas são as marcas de um governo que disse não a corrupção, não ao clientelismo, e disse sim a competência, a transparência e a eficiência.
Chamou-nos a atenção dois fatos interessantes. Um deles é que em todas as repartições públicas, desde escolas, postos de saúde, hospital, oficinas, etc..., tem um grande cartaz afixado onde está exposto o número do telefone celular do Prefeito Eduardo. O outro fato é que um painel com o demonstrativo completo com os principais itens de receita e despesas do município que está fixado na principal praça da cidade. Além disso, é publicado mensalmente no site da cidade um demonstrativo das contas da Prefeitura, bastante completo via internet.
O que precisamos é multiplicar o exemplo de Realeza pelo Brasil afora o que só poderá ser feito com pessoas que sigam o comportamento e com o exemplo de Eduardo Gaievski.
Leo Torresan e Guilherme Haehling

Nenhum comentário:

Postar um comentário