domingo, 10 de maio de 2015

Dengue ... outra abordagem...



ASSOCIAÇÃO RENASCE SÃO JOSE

MISSÃO
" Promover o acompanhamento das ações do poder público de forma ampla, transparente e responsável, conscientizando a população acerca dos seus direitos, deveres e necessidades fundamentais"



APONTAMENTO FOTOGRÁFICO

      

 

     
 

Obras na Rodovia Bianor Martins Esteves, estão paralisadas? 


Dengue ... outra abordagem
Os casos de dengue continuam se multiplicando ao contrário das ações preventivas, não só do ano em curso como dos anteriores.
Escrever “PLANO MUNICIPAL DE CONTINGÊNCIA PARA SITUAÇÕES DE EPIDEMIA DE DENGUE – 2013” é relativamente fácil; difícil é cumprir o proposto.
Para quem está lendo a coluna deve estar se questionando se não há erro de data. Não, não há. Referimo-nos a 2013 mesmo e é de lamentar, sempre, o descaso havido para com o cidadão, mesmo admitindo que por vezes ele seja participe nas estatísticas negativas (dengue).
O referido plano é composto, entre outros elementos, de objetivos, metas, análise de risco e componentes cada um deles com subdivisões especificas.
Quando de sua análise deparamo-nos de que no papel tudo tem sentido, mas na prática... ah a prática! Demagogia ou politica irresponsável?
Citamos alguns exemplos -
Objetivo geral – “Organização das estratégias das ações, para que possamos trabalhar com mais eficácia e qualidade, visando procedimentos de prevenção ao agravo e principalmente de promoção à saúde, fazendo com que a população esteja mais alerta e adquira hábitos de vida mais saudáveis.”
Houve realmente promoção à saúde e a população adquiriu hábitos de vida mais saudáveis? Não nos parece.
Objetivos específicos“Desencadear as ações preconizadas para o controle do vetor e de seus criadouros”; “Organizar os serviços de saúde para o atendimento assistencial com base na classificação de risco de gravidade”; “sistematizar as atividades de mobilização social e comunicação com a população”.
Foram feitas essas ações de forma sistemática e eficiente?
Metas atingir 100% das metas pactuadas pela PAVS
Transcrevemos na integra o citado no plano e deixamos as avaliações a critério de cada um.
Ações
Meta municipal
Realizar levantamento do Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRA a);
100%
Promover condições básicas para atendimento do paciente com dengue nas UBS
50% do total de UBS
Prover condições básicas para atendimento do paciente com dengue nas unidades hospitalares
100%
Notificar e investigar imediatamente os casos graves e óbitos suspeitos de Dengue para identificação e correção dos seus fatores determinantes;
100%

Realizar visitas quinzenais em imóveis do tipo Pontos Estratégicos (PE) cadastrado pelo município;
100%
Realizar ações de eliminações de focos e criadouros do Aedes aegypti e /ou Aedes albopictus nos imóveis.
80% dos imóveis existentes

Reduzir em 20% a incidência de casos de dengue em relação ao ano anterior é uma meta considerada relevante para o Município.
A continuidade da leitura do plano nos deixa claro as precariedades existentes e o quanto o poder publico constituído é responsável. Não seria melhor sermos coerentes com nossas realidades e aprovarmos o prioritário ao invés do necessário? Não seria melhor, ao invés de discursos e fotos trabalhássemos efetivamente para a melhoria de uma melhor qualidade de vida? Só para não esquecermos, ela, a qualidade de vida, pressupõe, no mínimo, saúde, educação, transporte público, eficiência administrativa, infraestruturas à altura, ações culturais, lazer.


  PERGUNTA DA SEMANA

O cidadão valeriopretanos pode ter recusado o  seu atendimento na UPA – Teresópolis?
Com a palavra a Secretaria Municipal de Saúde.


Seja um associado da
RENASCE



VISÃO
“Tornar-se referencia na defesa dos interesses da sociedade e na construção de soluções para anseios políticos e sociais.”

 





Nenhum comentário:

Postar um comentário