terça-feira, 20 de outubro de 2015

CONTROLE SOCIAL E SUA IMPORTÂNCIA NA SOCIEDADE

   MISSÃO: 
" Promover o acompanhamento das ações do poder público de forma ampla, transparente e responsável, conscientizando a população acerca dos seus direitos, deveres e necessidades fundamentais.

APONTAMENTO FOTOGRÁFICO
  



O liga desliga da Ampla esta semana voltou a se manifestar.
Quem sabe uma das causas sejam as linhas de transmissão cobertas de galhos, bambus e afins?
Bem que a Ampla poderia colaborar!



AUDIÊNCIA PÚBLICA

Será que a democracia existente, cantada em prosa e verso é uma utopia?
Filosofias à parte tem-se verificado sim, avanços já que é real a mudança de democracia representativa para a democracia participativa. Um dos instrumentos instituído e usado é a Audiência Pública. Ela, a Audiência Pública, possibilita a promoção do diálogo com os atores sociais, visando buscar alternativas para a solução de problemas que contenham interesse público relevante. Além disso, permite a recolha de informações/sugestões bem como a apresentação de propostas e criticas, mesmo havendo o conhecimento prévio de que os órgãos públicos não se submetem à vontade da sociedade embora, e fica bem explicito, estejam abertos a ouvir a todos com o olhar da busca de soluções mais abrangentes.
No debate de temas como o da formulação ou apreciação de uma politica pública, a elaboração de um projeto de Lei ou a realização de empreendimentos que podem gerar impactos à cidade, à vida das pessoas e ao meio ambiente bem como ao cumprimento de metas fiscais a Audiência Pública tem papel relevante independentemente de quem a propõe – Executivo, Legislativo ou Ministério Público.
Sob o ponto de vista jurídico a Audiência Pública é garantida pela Constituição Federal de 1988 e regulada por Leis federais, constituições estaduais, leis orgânicas municipais e regimentos internos de câmaras municipais.

A presença do cidadão é fundamental já que há a oportunidade real de sua manifestação e a participação da sociedade organizada só tem a valorizar ideias e ideais todos saindo ganhando. Para isso faz-se necessário de que haja vasta informação relativa ao evento, fato que quase sempre existe de forma precária.


PERGUNTA DA SEMANA
Será que os poços artesianos existentes no município chegaram aos arquíferos?
São diversos e sem motivo aparente não funcionam.
Que será que está acontecendo?

CONTROLE SOCIAL E SUA IMPORTÂNCIA NA SOCIEDADE

Há algumas semanas abordamos dois temas muito relevantes no âmbito da participação popular junto aos governos. Falamos do Orçamento Participativo e dos Conselhos Municipais. Estes temas fazem parte de uma metodologia defendida constitucionalmente que é o Controle Social.  Controle Social segundo o próprio governo federal em seu portal da transparência diz, é o conjunto de medidas que aproximam a sociedade civil e suas entidades ao governo de sua tomada de decisões e das fiscalizações que se fizerem necessárias. A alegação do governo é que devido a grande quantidade de municípios no país (5.560) seria impossível a CGU controladoria Geral da União, Ministério das Cidades, Ministério Publico, Tribunais de Contas, entre outros, por si só tomarem conta de todas as áreas diversas e fiscalizarem seus gestores por conta própria, com isso resolveram delegar ao cidadão, o controle dos ideais e de suas atividades, legitimando assim de vez a democracia no país. O cidadão ganhou então participação ativa que vai além das urnas eleitorais, sozinhos, organizados em grupos ou instituições pode-se obter acesso quase que indiscriminado aos repasses diversos, contratações, compras e obtenções de serviços. Além disso, o controle social busca em sua fase primordial e mais filosófica, justamente, controlar através do povo o que é ideal ao povo, o que são os desejos e necessidades básicas desse povo, buscando assim o que podemos chamar de meio termo entre os interesses sociais e as possibilidades governamentais.
“A lição nós sabemos de cor. Só nos resta aprender.” Fernando Brant






VISÃO
“Tornar-se referencia na defesa dos interesses da sociedade e na construção de soluções para anseios políticos e sociais.”

ASSOCIAÇÃO RENASCE SÃO JOSÉ
Rua dos Araujos, 72 – Centro – São José do Vale do Rio Preto – RJ
Telefone: 24 – 99230 – 5727
blog: http:// renascesaojose.blogspot.com/
Curta nossa página no FACEBOOK

                                                                                                                                                                              




Nenhum comentário:

Postar um comentário