sábado, 28 de novembro de 2015

RENASCE E A AUDIÊNCIA PÚBLICA COM O SECRETÁRIO DE DEFESA CIVIL E ORDEM PÚBLICA

MISSÃO: 

" Promover o acompanhamento das ações do poder público de forma ampla, transparente e responsável, conscientizando a população acerca dos seus direitos, deveres e necessidades fundamentais.  

                        APONTAMENTO FOTOGRÁFICO 


                               Será em 2016?


RENASCE E A AUDIÊNCIA PÚBLICA COM O SECRETÁRIO DE DEFESA CIVIL E ORDEM PÚBLICA
A Câmara Municipal tem realizado Audiências Públicas com os secretários municipais. É uma ocasião em que a participação popular se deveria sentir, de forma individual ou coletiva, isto é, através das Associações de Moradores, Entidades de Classe, Associações Civis devidamente legalizadas já que há a possibilidade real de se poderem apresentar reivindicações, sugestões, pedidos e até oferecimentos.
Lamentavelmente e sem sabermos a razão, no passado dia 19 quando da realização da Audiência com o SECRETÁRIO MUNICIPAL DA SECRETARIA MUNICIPAL DE DEFESA CIVIL E ORDEM PÚBLICA as questões apresentadas por escrito pela RENASCE não foram lidas o que fez com que não fossem respondidas. Presidia a seção o vereador Marcelo Neves que ao que tudo indica tinha conhecimento das mesmas.
Por não concordarmos com esse tipo de atitude já que são os riopretanos que deixam de ter a oportunidade de saberem as respostas a questões importantes e que a todos dizem respeito enviamos oficio à Câmara Municipal – veja o box (abaixo do texto)– no sentido de entendermos o que realmente se passou ainda mais por estarmos convictos de que o secretário tinha todo o interesse nos esclarecimentos.
As colocações feitas pela RENASCE foram:
§  Se tem sido apresentado trimestralmente ao Prefeito, relatório das atividades dos órgãos sob sua subordinação.
§  Se há convênios com órgãos estaduais e federais e se sim, qual a vigência e quais são.
§  Em caso de haver convênios são envolvidos nos mesmos repasses? Em casso positivo quais os valores de cada um.
§  A Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão tem sido abastecida de informações de interesse para o planejamento municipal? Em caso positivo, quais são.
§  Existem funcionários na secretaria com desvio de função?
§  Há áreas de risco no município que necessitem de intervenção preventiva? Se sim, quais são.
§  Como está o cadastro de recursos humanos, materiais e equipamentos a serem convocados e utilizados em situações de anormalidade.
§  Tem havido capacitação de recursos humanos para as ações de defesa civil? Se sim, se têm sido suficientes.
§  Tem a secretaria participado do SINDESB? – Sistema de Informações sobre Desastre no Brasil.
§  Com relação a Guarda Civil Municipal gostaríamos de saber como está sua implantação.
§  Quais são os programas e ou projetos de defesa civil?
§  Relativamente a transito gostaríamos de saber se algumas das ações preconizadas em lei estão funcionando e de que forma, como por exemplo:
§  Garantir o fluxo regular do trânsito no município e da legislação própria pelos cidadãos, mediante fiscalização ativa de toda a área territorial do município;

§  Promover ações que visem a melhoria das condições de tráfego nas vias próprias municipais; 
§  Promover a manutenção continuada de todo o sistema de sinalização viária do município;
§  Já existe Plano de Metas da Secretaria Municipal de Defesa Civil e Ordem Pública?
§  Quantos funcionários são necessários para que a secretaria possa efetivamente desenvolver as ações e programas para a qual foi criada? Está dependendo de...?


São José do Vale do Rio Preto, 23 de novembro de 2015

Excelentíssimo Senhor Presidente
Independentemente a discussão do orçamento de 2016 a Câmara Municipal tem promovido Audiências Públicas com os senhores secretários municipais. Nelas tem havido a abertura para a manifestação e ou questionamento não só por parte dos presentes como também de entidades civis devidamente organizadas e legalizadas.
Assim aconteceu, por exemplo, na Audiência Pública sobre saúde ocasião em que a Renasce apresentou, por escrito, uma pauta de assuntos que foram lidos e respondidos por quem de direito.
No passado dia dezanove de novembro, a  Renasce procedeu da mesma forma, isto é, com a elaboração de itens a serem apresentados e a serem respondidos pelo senhor Secretário Municipal de Defesa Civil e Ordem Pública.
Entretanto e para nossa estranheza, o Presidente da Seção, vereador Marcelo Neves, não fez qualquer referência aos assuntos apresentados razão que nos leva a nos manifestar, de forma respeitosa sem contundo deixarmos de ser contundentes.
Afinal de contas deixou de haver igualdade de tratamento ou o prejulgamento das questões apresentadas fez com que e de forma ditatorial as mesmas não obtivessem respostas?
Reafirmamos, de novo, que nosso trabalho se pauta em nossa missão que é “Promover o acompanhamento das ações do poder público de forma ampla, transparente e responsável, conscientizando a população acerca de seus direitos, deveres e necessidades fundamentais.”
Atenciosamente,
                                   
                                Pascoal de Araujo Chaves
                                             Presidente


PERGUNTA DA SEMANA



Aonde será construída a Academia de Saúde de Águas Claras?
Segundo a Associação de Moradores os equipamentos já chegaram há muito tempo. Estão guardados a sete chaves. Aonde, também é uma incógnita.
Em 2016, com certeza, aparecem.

Seja um associado, colaborador e parceiro da
RENASCE
VISÃO
“Tornar-se referencia na defesa dos interesses da sociedade e na construção de soluções para anseios políticos e sociais.”


ASSOCIAÇÃO RENASCE SÃO JOSÉ
Rua dos Araujos, 72 – Centro – São José do Vale do Rio Preto – RJ
Telefone: 24 – 99230 – 5727
blog: http:// renascesaojose.blogspot.com/


Curta nossa página no FACEBOOK





Nenhum comentário:

Postar um comentário