domingo, 15 de maio de 2016

LEI É PARA SER CUMPRIDA. DESTA VEZ NÃO PODE FALHAR

LEI É PARA SER CUMPRIDA. DESTA VEZ NÃO PODE FALHAR

Apontamento fotográfico
A fotografia  foi antes da entrada em vigor da Lei citada

Finalmente uma boa decisão quem quer que seja o autor ou autores. Estamos nos referindo à Lei nº 1.986 publicada no diário oficial nº 932 de 29 de abril de dois mil e dezesseis.
Institui o Programa Municipal de adoção de medidas de vigilância, prevenção, combate e controle da transmissão da Dengue, Chikungunya e Zika Virus, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde.
Da mesma forma de que todo o munícipe deveria ter conhecimento de seu conteúdo, os gestores, todos, também deveriam dela ter conhecimento e, o que é mais importante, aplica-la. Não de mentirinha ou de faz de conta, mas sim com decisões firmes e sem titubear. Se tal acontecer, denuncias como há pouco a RENASCE fez não serão mais necessárias e isso para o bem de todos. Quem sabe, desta vez a LEI “pega” e carros e máquinas abandonados e velhos são retirados e colocados em local apropriado, pneus não ficam mais amontoados e sem a proteção devida, marquises de prédios ocupados ou não pelo poder público não ficam com retenção de água, cidadãos se conscientizam e, pelo menos, deixam atuar quem de direito na fiscalização de propriedades na busca de possíveis focos do mosquito.
A RENASCE em seu papel fiscalizador estará atenta com o cumprimento ou não de uma lei que poderá fazer a diferença.


PERGUNTA DA SEMANA

O QUE FALTA PARA O ONIBUS DA TURB – TRANSPORTES URBANOS S.A. PASSAR A APANHAR OS PASSAGEIROS NO TERMINAL RODOVIÁRIO DE RIO BONITO?
Foram tantos os festejos, as comemorações, os informes do retorno a um serviço importante e desejado pela população e até agora nada aconteceu.

BANCO DO BRASIL, ATENDIMENTO E IN()SATISFAÇÃO
A  ASSOCIAÇÃO RENASCE SÃO JOSÉ entidade sem fins lucrativos, tem como principio, entre outros, o de acompanhar o respeito ao cumprimento de Leis, Códigos e ou Estatutos que normatizam as relações entre os usuários e as instituições prestadoras de serviços.
São inúmeras as reclamações não só por parte de nossos associados como também dos cidadãos relativas ao atendimento prestado na agência bancária do Banco do Brasil em São José principalmente no tocante aos serviços de atendimento no caixa e no de expediente.
A quebra constante de equipamento que disponibiliza senhas para o atendimento pode ser uma das razões, mas não é a única. Falta de funcionários e ou de gestão também propiciam demoras. O que temos visto é uma total improvisação com um desrespeito ao usuário como há muito não se via.

O desrespeito ao Estatuto do Idoso e às Leis municipais é bem a demonstração de que o usuário tem mais que sofrer. Mas até quando? Será que só através do judiciário os direitos serão restituídos? 
Seja um associado, colaborador e parceiro da RENASCE

VISÃO


“Tornar-se referencia na defesa dos interesses da sociedade e na construção de soluções para anseios políticos e sociais.”

ASSOCIAÇÃO RENASCE SÃO JOSÉ
Rua dos Araujos, 72 – Centro – São José do Vale do Rio Preto – RJ
Telefone: 24 – 99230 – 5727
blog: http:// renascesaojose.blogspot.com/


Curta nossa página no FACEBOOK

DIA DAS MÃES

MISSÃO: 

" Promover o acompanhamento das ações do poder público de forma ampla, transparente e responsável, conscientizando a população acerca dos seus direitos, deveres e necessidades fundamentais. 
DIA DAS MÃES

Nosso calendário assinala, quase que diariamente, um dia festivo. São diversas as razões e os motivos. É também diferenciada a importância que damos a cada um deles. Uns mais, outros menos.
No próximo domingo, dia oito, é também dia festivo e, neste caso, por um motivo que nos enche de orgulho, de felicidade, de alegrias; pelo menos assim deveria ser, já que comemoramos o dia da MÃE.
A RENASCE associa-se a todos para que possamos sentir e vivenciar um dia diferente. De presença, de saudade, mas sempre de bem com os que nos são queridos mesmo se por ventura o não saibamos.
Mas qual é a origem do dia da mãe? Como tudo começou?
Um pequeno resumo:
A mais antiga comemoração dos dias das mães é mitológica. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, a Mãe dos Deuses.
O próximo registro está no início do século XVII, quando a Inglaterra começou a dedicar o quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas. Nesse dia, as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com as mães. Era chamado de "Mothering Day", fato que deu origem ao "mothering cake", um bolo para as mães que tornaria o dia ainda mais festivo.
Nos Estados Unidos, as primeiras sugestões em prol da criação de uma data para a celebração das mães foi dada em 1872 pela escritora Júlia Ward Howe, autora de "O Hino de Batalha da República".
Mas foi outra americana, Ana Jarvis, no Estado da Virgínia Ocidental, que iniciou a campanha para instituir o Dia das Mães. Em 1905 Ana, filha de pastores, perdeu sua mãe e entrou em grande depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a idéia de perpetuar a memória de sua mãe com uma festa. Ana quis que a festa fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas, com um dia em que todas as crianças se lembrassem e homenageassem suas mães. A idéia era fortalecer os laços familiares e o respeito pelos pais.
Durante três anos seguidos, Anna lutou para que fosse criado o Dia das Mães. A primeira celebração oficial aconteceu somente em 26 de abril de 1910, quando o governador de Virgínia Ocidental, William E. Glasscock, incorporou o Dia das Mães ao calendário de datas comemorativas daquele estado. Rapidamente, outros estados norte-americanos aderiram à comemoração.
Finalmente, em 1914, o então presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson (1913-1921), unificou a celebração em todos os estados, estabelecendo que o Dia Nacional das Mães deveria ser comemorado sempre no segundo domingo de maio. A sugestão foi da própria Anna Jarvis. Em breve tempo, mais de 40 países adotaram a data
No Brasil
O primeiro Dia das Mães brasileiro foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica.
O texto acima foi compilado das fontes - Pesquisa de Daniela Bertocchi Seawright para o site Terra, 
http://www.terra.com.br/diadasmaes/odia.htm
Fontes / Imagens:
· Norman F. Kendall, Mothers Day, A History of its Founding and its Founder, 1937. 
· Main Street Mom 
· West Virginia Oficial Site - O Guia dos Curiosos - Marcelo Duarte. Cia da Letras, S.P., 1995.
- Revista Vtrine - artigo - Abril, S.P., 1999

A todas as mães com o nosso aplauso um pequeno grande poema de Mario Quintana

MÃE...
São três letras apenas,
As desse nome bendito:
Três letrinhas, nada mais...
E nelas cabe o infinito
E palavra tão pequena-confessam mesmo os ateus-
És do tamanho do céu

E apenas menor do que Deus!

Seja um associado, colaborador e parceiro da RENASCE

VISÃO

“Tornar-se referencia na defesa dos interesses da sociedade e na construção de soluções para anseios políticos e sociais.”

ASSOCIAÇÃO RENASCE SÃO JOSÉ
Rua dos Araujos, 72 – Centro – São José do Vale do Rio Preto – RJ
Telefone: 24 – 99230 – 5727
blog: http:// renascesaojose.blogspot.com/


Curta nossa página no FACEBOOK

MEMÓRIA RENASCE

MISSÃO: 

" Promover o acompanhamento das ações do poder público de forma ampla, transparente e responsável, conscientizando a população acerca dos seus direitos, deveres e necessidades fundamentais. 

MEMÓRIA RENASCE

No último numero de cada mês faremos uma retrospectiva dos assuntos e temas abordados durante as edições anteriores daquele mês sem levarmos em consideração se questionamentos pendentes tiveram ou não solução.

SAÚDE – em duas edições abordamos o tema. Numa citamos as péssimas condições físicas do prédio sito à Rua dos Araujos nº 100, imóvel com 16 salas comerciais, alugado pela Prefeitura Municipal e onde funcionam serviços de saúde – Saúde Mental – fonoaudiologia, psicologia e psiquiatria – CEO – Centro de especialidades odontológicas - e Unidade de Saúde do Centro. A humanização de atendimento é fundamental, mas fica difícil de praticá-la quando se está numa sala ou consultório com cheiros que por vezes levam a interrupção da consulta de tão forte é o mofo, impregnado por todos os lados. O uso de banheiros, cozinha e pias nem sempre é possível já que a falta de água é uma realidade. Aliás, saída de água de pia parece piada já que o cano de saída tem que ser tirado e fazer com que o liquido vá para um balde.
Na outra descrevemos a situação a que os gestores e os fiscalizadores nos levaram fazendo algumas referencias:
“Os recursos existentes independentemente sua origem (governos federal, estadual e municipal) têm que ser administrados com seriedade, com decisão de prioridade e de forma a se alcançar o maior índice de população. Por sua vez o legislativo e em especial a comissão de saúde deveria exercer mais proficuamente seu papel fiscalizador cobrando de forma efetiva do executivo ações eficazes para que determinadas situações não cheguem a níveis de descalabro. Nesse cenário não iriamos, com certeza, encontrar, por exemplo, farmácia básica sem remédios há mais de seis meses; pacientes em fila de espera para os mais diversos exames e só para citar alguns – 180 para endoscopia, 100 para oftalmologia e mais ou menos 200 na especialidade de angiologia; unidades de saúde da família com equipes incompletas; carência de funcionários; funcionários com desvio de função; falta de médicos para determinadas especialidades; instalações precárias, sem manutenção e caras; falta de meios de comunicação – telefone e internet –; protocolos inexistentes ou desatualizados; meios insuficientes de transporte de pacientes para outros municípios.”
TRANSITO – cobraram-se respostas para a não implantação do sistema viário do centro. É assunto de interesse de toda a população, mas parece não ter qualquer significado para as autoridades que apesar de terem mandado fazer um estudo a respeito até hoje nada fizeram ou disseram. ENQUANTO ISSO, no Palmital está instalado um semáforo. Mistérios de vez em quando acontecem!

PODA / CORTE E RECOLHA DE GALHOS DE ÁRVORES – Tanto em estradas vicinais como em praças a poda de árvores é necessária. A mobilização de serviços municipais e da Ampla foi cobrada não se deixando de focar na recolha dos galhos.


PERGUNTA DA SEMANA
AS LÂMPADAS QUEIMADAS DA SUA RUA JÁ FORAM TROCADAS?
SAIBA  QUE É A PREFEITURA A RESPONSÁVEL PELO SERVIÇO.
COBRE DELA!





  Seja um associado, colaborador e parceiro da RENASCE

VISÃO

“Tornar-se referencia na defesa dos interesses da sociedade e na construção de soluções para anseios políticos e sociais.”

ASSOCIAÇÃO RENASCE SÃO JOSÉ
Rua dos Araujos, 72 – Centro – São José do Vale do Rio Preto – RJ
Telefone: 24 – 99230 – 5727
blog: http:// renascesaojose.blogspot.com/


Curta nossa página no FACEBOOK

TRANSITO E SEUS PROBLEMAS

MISSÃO: 

" Promover o acompanhamento das ações do poder público de forma ampla, transparente e responsável, conscientizando a população acerca dos seus direitos, deveres e necessidades fundamentais.

TRANSITO E SEUS PROBLEMAS

A RENASCE vem de há muito tempo cobrando a implantação do sistema de transito na cidade. Todo mundo fala, todo mundo comenta a situação, mas não vimos que alguma coisa aconteça. Independentemente a crise financeira e econômica (para não falar da moral) que se atravessa, a cidade está crescendo; novas construções surgem de forma constante, numero de veículos, motos e caminhões a cada dia são em maior numero e como não existe qualquer planejamento urbano o caos se instala. Só não vê quem não quer. Todas as ruas e praças da urbe ficam em desordem principalmente com a paragem de caminhões que veem fazer entregas de mercadorias o que acontece a qualquer hora do dia.

ENQUANTO ISSO, no Palmital está instalado um semáforo. Mistérios de vez em quando acontecem!
Há informações de que existe, pronto, projeto de transito para a cidade. Entretanto os munícipes nada sabem e o que até agora se percebe são especulações.
Na verdade a Prefeitura Municipal em 2014 solicitou a elaboração de um plano de circulação viária para a área central do Município, compreendendo as três principais pontes do Município: a “Ponte Branca”, “Ponte Preta” e “Ponte Vermelha”, conforme são conhecidas pela população e que são utilizadas demasiadamente para fazer a ligação entre os dois lados das margens do Rio.
O estudo foi feito, a proposta enviada, só não se sabem em que gaveta foi parar.

                                 Quem sabe em 2016, ano de eleições, aparece?

PERGUNTA DA SEMANA
O CARRO “FUMACÊ” TEM PASSADO NO SEU BAIRRO?
FIQUE ATENTO POIS ESSE SERVIÇO ESTÁ SENDO REALIZADO

PARA PENSAR!
“AOS POLÍTICOS CORRUPTOS JAMAIS PEÇA FAVORES. ESSA É UMA MANEIRA DISFARÇADA DE COMPRAR OS ELEITORES.”                        Autor: anônimo 

  Seja um associado, colaborador e parceiro da RENASCE

VISÃO

“Tornar-se referencia na defesa dos interesses da sociedade e na construção de soluções para anseios políticos e sociais.”

ASSOCIAÇÃO RENASCE SÃO JOSÉ
Rua dos Araujos, 72 – Centro – São José do Vale do Rio Preto – RJ
Telefone: 24 – 99230 – 5727
blog: http:// renascesaojose.blogspot.com/


Curta nossa página no FACEBOOK